Detalhes Tectônicos da Bacia Caloris em Mercúrio

Essa imagem mostrada acima é uma porção do mapa base gerado a partir de um mosaico global de imagens obtido pelo instrumento MDIS durante o primeiro ano da missão da sonda MESSENGER na órbita de Mercúrio. A Bacia Caloris domina a imagem com um diâmetro leste-oeste de 1640 km, a Caloris hospeda uma grande variedade de feições tectônicas, incluindo grabens, cadeias, e a Phanteon Fossae. Os membros da equipe que trabalha com os dados da sonda MESSENGER estão no processo de mapear as feições tectônicas existentes dentro da Bacia Caloris decifrando suas complicadas relações.

Os cientistas da sonda MESSENGER estão interessados nas feições tectônicas da Caloris pelo fato da bacia apresentar uma grande evidência tanto de extensão como de compressão, uma combinação pouco comum de movimentos tectônicos em Mercúrio. Pelo fato de diferentes processos produzirem as paisagens extensionais e contracionais, a Bacia Caloris claramente apresenta uma complexa e detalhada história geológica. Entender como essas estruturas se desenvolveram trará um grande esclarecimento sobre o tectonismo na maior bacia de Mercúrio e das grandes crateras de impacto em geral.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=830

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.