fbpx

Detalhes do Pico Central da Cratera Verdi Em Mercúrio São Imageados Pela Sonda MESSENGER

EN1007560284M.map

observatory_150105A imagem acima mostra uma seção do pico central da cratera Verdi em Mercúrio que tem sido alterado pelas cavidades. Algumas cavidades parecem se formar preferencialmente nos picos centrais, indicando que sua formação pode estar relacionada com a instabilidade no material que originalmente residia a grandes profundidades. Os picos centrais abrigam alguns dos materiais mais profundos, que são trazidos à superfície pelo impacto e que nos podem dizer muito sobre o que está localizado abaixo da superfície do planeta Mercúrio.

A imagem acima foi adquirida como parte das observações planejadas de alta resolução. Observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel usado nas imagens que fazem parte do mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente, algumas áreas com alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1172

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo