Detalhes do Interior da Cratera Praxiteles Em Mercúrio São Revelados Em Imagens de Alta Resolução da Sonda MESSENGER

EN1002952754M.map

observatory_1501051O interior da cratera Praxiteles, em Mercúrio, possui algumas potenciais aberturas vulcânicas visíveis. Uma dessas aberturas, localizada na parte inferior esquerda da imagem, é particularmente interessante, pois ela também abriga muitas das já conhecidas cavidades do solo de Mercúrio. A parte inferior direita da imagem mostra uma cadeia de cratera que também tem sido alterada pela formação de cavidades. Estudos posteriores são necessários para entender completamente a relação entre as cavidades e os materiais onde elas se formaram.

A imagem acima foi adquirida como parte das chamadas observações planejadas de alta resolução. Observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel usados para a construção do mapa base morfológico do planeta. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente algumas áreas de alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1167

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.