fbpx

Detalhe da Cratera Bek em Mercúrio

Essa imagem oblíqua da cratera Bek, uma cratera com 32 km de diâmetro foi feita pela câmera NAC que viaja a bordo da sonda MESSENGER na órbita de Mercúrio. O anel da cratera bem nítido contrasta com os arredores em subducção, onde o material ejetado da cratera atingiu a superfície e deixou para trás muitas crateras secundárias.

Essa imagem foi adquirida como parte do projeto de observação de alvos em alta resolução da sonda MESSENGER. A observação de alvos específicos gera imagens de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resolução muito maior que 250 metros/pixel para o mapa morfológico  ou de 1 km/pixel para o mapa base colorido. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução durante o um ano de missão da MESSENGER, mas algumas áreas que tenham um alto interesse científico serão normalmente imageadas desse modo uma vez por semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=470

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .