fbpx
17 de setembro de 2021

Dessa Vez Não É A Mancha Vermelha, Mas A Oval Branca Que Foi Registrada Pela Juno

Uma nuvem oval em espiral, localizada no Cinturão Temperado Sul Sul de Júpiter foi capturada nessa imagem feita pela sonda Juno da NASA. Conhecida como White Oval A5, ou Oval Branca A5, essa feição é uma tempestade anticiclônica. Um anticiclone é um fenômeno climático onde os ventos ao redor da tempestade fluem na direção oposta àqueles que fluem ao redor de uma região de baixa pressão.

A Juno fez as imagens usadas para produzir essa visualização com cor realçada no dia 6 de Setembro de 2018, às 22:45, hora de Brasília e às 22:58 hora de Brasília, enquanto a Juno realizava sua décima quinta passagem próxima de Júpiter. No momento em que as imagens foram feitas, a sonda estava a entre 40500 e 63000 quilômetros acima do topo das nuvens de Júpiter, sobre as latitudes entre 54 a 66 graus sul.

O cientista cidadão Kevin M. Gill, criou essa imagem usando dados do imageador da sonda, a JunoCam.

As imagens brutas da Juno estão disponíveis para que o público possa fazer o processamento, e elas estão no site: http://missionjuno.swri.edu/junocam.  

Para mais informações da Juno, acesse: http://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu.

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin M. Gill

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/jovian-white-oval

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo