fbpx
25 de fevereiro de 2024

Desenho Mostra Meteoro Esporádico Sobre o Castelo de Forcalqueiret em Provence na França

Na noite de 23 de Janeiro de 2012, às 7:37 p.m., hora local o astrônomo Michel Deconinck viu um meteoro riscar os céus e parecia cair sobre o castelo de Forcalqueiret em Provence na França, castelo esse que já se encontra em ruínas. O meteoro era esporádico, já que nenhuma chuva de meteoros nessa região do céu é conhecida nesse período do ano. Vagaroso ele levou 3 segundos para se desintegrar emitindo uma bela luz amarela.

O desenho feito por Michel, foi feito a partir de uma observação feita a olho nu numa noite fria do início do inverno. No desenho pode-se ver em destaque as Plêiades nos pés da constelação de Orion, passando pelas Hyades na constelação de Taurus, o Touro. Michel tentou dar cores diferentes para as principais estrelas como Betelgeuse e Rigel, coloridas respectivamente de vermelho e azul. A Grande Nebulosa de Orion também mostra sua tonalidade rosada que envolve as estrelas próximas.

No desenho final, Michel usou a cor azul para o meteoro, azul claro para Betelgeuse e para a M42 e amarelo para Rigel.

Fonte:

http://www.asod.info/?p=7119

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo