Desenho Conceitual Mostra Nave Movida Por Um Sistema Elétrico de Propulsão Solar – Parte do FY2014 da NASA

739995main_SEP_15_cropped_946-710

observatory_150105O uso de tecnologias conhecidas como Solar Eletric Propulsion (SEP) é uma parte essencial das futuras missões no espaço profundo com grandes compartimentos de carga. O uso de tecnologias robóticas e avançadas SEP como essa mostrada acima, num desenho conceitual de uma sonda baseada em SEP da NASA durante uma missão de captura, aproximação e relocalização de um asteroide para um ponto estável nas vizinhanças lunares, oferece mais flexibilidade a esse tipo de missão do que seria possível se uma missão tripulada fosse mandada para realizar a mesma manobra com um asteroide.

A iniciativa da NASA para asteroides foi anunciada como parte dos requisitos de orçamento da NASA conhecido como President’s FY2014 (veja vídeo e documentos abaixo), e integra a melhor ciência da NASA, a tecnologia, e as capacidades de exploração humana e se baseia na inovação dos mais brilhantes cientistas e engenheiros dos EUA. Ela usa capacidades atuais e em desenvolvimento para encontrar tanto asteroides grandes que representam uma ameaça para a Terra como pequenos asteroides que poderiam ser candidatos (veja vídeo acima) a uma iniciativa de acelerar nossas atividades de desenvolvimento de tecnologia em SEP de grande potência e tira proveito também do grande trabalho que é realizado atualmente no Space Launch System e na sonda Orion, ajudando a manter a NASA no foco para alcançar o objetivo do presidente norte-americano de mandar o ser humano para marte em 2030.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2487.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.