fbpx
23 de fevereiro de 2024

O Descongelamento Das Dunas No Hemisfério Norte de Marte


Essa imagem obtida com a câmera HiRISE mostra dunas de areia localizadas perto da porção leste da Calota Polar Norte de Marte.

As dunas imageadas aqui são similares às dunas encontradas nas regiões de deserto da Terra. As dunas em forma de arco (Barchan Dunes) tem normalmente a forma crescente com a face mais íngreme orientada na direção do vento. Esse tipo de duna se forma por ventos que sopram principalmente em uma única direção e por isso as dunas se tornam boas indicadoras da direção predominante do vento.

As dunas e a superfície ao redor aparecem brilhante pois elas são cobertas por um gelo sazonal que cobre o hemisfério norte de Marte durante o inverno. A luz do Sol está agora começando a incidir na região polar norte e o dióxido de carbono congelado acumulado durante o inverno está sublimando, ou seja, passando do estado sólido para o gasoso diretamente, e então a superfície localizada sob essa camada de gelo está sendo revelada.

Compostas primariamente por areias basálticas, as dunas aparecerão escuras durante o verão no hemisfério norte de Marte. Os pontos escuros são áreas onde parte desse gelo começou a sublimar, e/ou onde o vento já expôs a areia escura subjacente. 

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_025118_2570


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo