DESCOBERTO UM EXOPLANETA RARO COM AJUDA DE BRASILEIROS – SPACE TODAY TV EP2423

LINK PARA COMPRAR AS MINIATURAS NA LOJA:

https://www.spacetodaystore.com/produtos/kit-1-crew-falcon-3-camisetas-2-canecas-1-poster/?variant=272646477

COMECE O ANO DE 2021 APRENDENDO ASTRONOMIA NA ACADEMY SPACE:

target=”_blank” rel=”nofollow”>https://academyspace.com.br/bigbang/

ESCUTE A MAIS NOVA EDIÇÃO DO PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS COM A HISTÓRIA SOBRE O ACIDENTE COM O ÔNIBUS ESPACIAL CHALLENGER:

https://open.spotify.com/episode/22xxqjX5nBwPle3maqvMX9?si=M2izR2kATJickmlKjH1rpw

COMUNIDADE SPACE TODAY NO HOTMART SPARKLE:

https://sparkle.hotmart.com/t/spacetoday/comunidade-sergio-1583955719045

Exoplanetas são importantes porque nos ensinam o quão raro pode ser o surgimento e a evolução da vida na forma que encontramos na Terra. Nesta quarta (3), pesquisadores do Grupo de Estrutura, Evolução Estelar e Exoplanetas (Ge3) do Departamento de Física da UFRN participaram da descoberta de mais um exoplaneta. Desta vez, é do tipo sub-saturno quente com período orbital de, aproximadamente, 18 dias. O planeta TOI-257b (HD 19916) é o segundo exoplaneta com participação do grupo da UFRN e utilização dos dados do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA. Há dois anos o grupo anunciou o exoplaneta do tipo “Saturno quente” TOI 197b com período orbital de 14 dias e também descoberto em 2019, com ajuda do telescópio.
—–
O astrônomo da UFRN, José-Dias do Nascimento Júnior, e o estudante de doutorado, Leandro de Almeida, estudam principalmente a evolução das estrelas e sua estrutura. O Grupo tem fornecido uma ajuda valiosa aos caçadores de planetas que buscam estes novos mundos. Os pesquisadores, assim, contribuem com o objetivo principal e maior da missão TESS da NASA, que é a descoberta de exoplanetas.

TOI-257b está a cerca de 250 anos-luz de distância e completa uma órbita em torno de sua estrela a cada 18 dias. É provável que seja um mundo gasoso, dada sua baixa densidade. A sua massa é quarenta vezes maior que a da Terra, mas o volume é quase 350 vezes maior que o nosso planeta. Além das observações espaciais, o grupo de pesquisadores contou com observações em terra feitas com o observatório MINERVA-Australis, um conjunto de cinco telescópios robóticos com abertura de 70 cm no Observatório Mount Kent, operado pela USQ, perto de Greenmount. Estes, forneceram suporte crucial para as observações do TESS da NASA.

“Esta é uma descoberta importante para nosso Grupo na UFRN, pois em dois anos estamos anunciando o segundo exoplaneta com participação do nosso grupo. TOI-257b é um exemplo do que os astrônomos chamam de ‘sub-Saturnos’, que são planetas maiores que Netuno e menores que Saturno. É um tipo de planeta ausente no Sistema Solar, apesar de possível”. Em janeiro, a missão TESS entregou um total de 1.604 candidatos planetários e observações de acompanhamento que resultaram em um total de 37 descobertas planetárias confirmadas. Nosso grupo é, atualmente, o único time brasileiro diretamente envolvido com a descoberta de exoplanetas com o satélite TESS.

O estudante de Doutorado Leandro de Almeida, que também participou da recente descoberta do TOI-257b destaca

“Além da descoberta desse exoplaneta aparentemente raro (com o tamanho entre Netuno e Saturno), também foi possível a caracterização da hospedeira com incrível precisão e utilizando sismologia estelar, o que coloca esse sistema entre os poucos que possuem uma caracterização muito precisa.” comenta o co-autor da descoberta e aluno da UFRN, Leandro de Almeida.

Alguns fatos interessantes sobre TOI-257b

– Como Saturno, o planeta é menos denso que a água;
– As nuvens no planeta TOI-257b atingem pelo menos 1300 Celsius.
– Por sua estrutura peculiar, Sub-Saturnos forçam os cientistas a uma revisão da ideia de como os planetas se formam.

Fonte:

https://arxiv.org/pdf/2001.07345.pdf

#EXOPLANETS #BRAZILIAN #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.