Depósitos de Escorregamento e Cavidades Marcam Cratera No Extremo Norte de Mercúrio

EN0258544256M.map

observatory_150105A cratera mostrada nessa impressionante imagem possui proeminentes depósitos de escorregamento, que foram criados enquanto a cratera e o material ejetado voltava para ela imediatamente após a sua formação. Se você olhar com cuidado, você também poderá ver que o anel da cratera parece abrigar pequenas porções de cavidades. Uma pista para entender a formação das cavidades em Mercúrio é que eles parecem se formar preferencialmente na face voltada para o Sol dos taludes, pelo fato dessa cratera estar localizada nas altas latitudes do hemisfério norte, sua parede norte é mais exposta para o Sol. Esse aquecimento extra pode realçar a perda de voláteis da superfície do planeta, depois que a superfície perde os elementos voláteis o que fica no lugar é uma cavidade.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de observações planejadas de alta resolução. Observações planejadas são imagens obtidas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel das imagens usadas para o mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa resolução extremamente alta, porém, algumas áreas de alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1130

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.