CXO 0312 Fiore P3: Um Possível Buraco Negro Quasar Velado do Tipo 2

Na imagem acima mostra-se os contornos feitos pelos dados do Chandra ACIS sobreposto a imagem óptica de uma nova fonte de raios-X em uma galáxia distante. Quando observado através da luz óptica essa galáxia parece normal. Mas quando o Observatório de Raios-X Chandra da NASA a observa durante um teste de calibração executado em Setembro de 1999, ele descobre uma fonte incomumente forte de raios-X.

Localizada a 2.5 bilhões de anos-luz da Terra, a fonte de raios-X é concentrada nas regiões centrais da galáxia e poderia ser um outro exemplo de um buraco negro velado. Essa descoberta só vem a adicionar evidências que o nosso censo sobre as energéticas fontes de buracos negros em galáxias está muito longe de estar completo.

Uma equipe de cientistas italianos e do Harvard-Smithsonian, liderada por Fabrizio Fiore do Astronomical Observatory of Rome, e do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics fez a descoberta.

As linhas verticais na imagem são parte de uma malha para localizar a fonte no céu. Os contornos de raios-X representam os níveis de brilho e são consistentes com uma fonte pontual no centro da galáxia. As cores na imagem óptica também representam níveis de brilho. A fonte é conhecida pelo nome que define sua posição no céu, ou seja, CXOUJ.

Fonte:

http://chandra.harvard.edu/photo/2000/0312/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.