Curva de Luz Mostra o Que Aconteceu Com a Lua Em Termos de Magnitude Durante o Eclipse de 21 de Dezembro de 2010

Essa curva de luz foi obtida durante um intervalo de 12 horas antes, durante e depois do eclipse total da Lua ocorrido em 21 de Dezembro de 2010, e acredita-se que seja a mais completa e precisa curva de luz já conseguida para um fenômeno desse tipo. Todas as magnitudes relatadas foram padronizadas para uma massa de ar de 1.0 da atmosfera Rayleigh. Somente a primeira e a última hora de medidas é que foi comprometida por algum tipo de aerossóis devido a baixa elevação da Lua com relação ao horizonte. Nos demais períodos as condições do céu na remota montanha localizada a uma altura de 2300 metros no México central estavam perfeitas. As linhas verticais coloridas (amarelo, azul e marrom) indicam o tempo dos seis contatos durante o eclipse. Essa pesquisa foi uma colaboração entre a Universidad del Valle de Atemajac (UNIVA) em Guadalajara no México e a SRH University of Applied Sciences em Heidelberg na Alemanha.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/December+23,+2010

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.