fbpx

Curiosity Registra De Forma Espetacular Nuvens Rasgando O Céu de Marte

Pode ser o período em que estamos comemorando o aniversário de 1 ano do pouso do rover Perseverance em Marte, mas para não ficar para trás, o rover Curiosity  lançou algumas imagens incríveis de nuvens rasgando o céu do Planeta Vermelho – talvez para lembrar às pessoas que ele está lá bem antes, temos a treta de rovers, será? Não, só uma brincadeira mesmo.

Os dois incríveis GIFs divulgados pela NASA revelam duas perspectivas diferentes, uma mostrando as nuvens acima da escassa paisagem marciana e a outra capturando nuvens passando diretamente sobre o Curiosty, o que ajuda os cientistas a entender melhor o que está acontecendo.

“Os cientistas podem calcular o quão rápido as nuvens estão se movendo – e quão alto elas estão no céu – comparando as duas perspectivas”, explicou a NASA.

“Essas nuvens são muito altas, quase 80 quilômetros acima da superfície. É extremamente frio a essa altura, o que sugere que essas nuvens são compostas de gelo de dióxido de carbono em oposição às nuvens de gelo de água, que são normalmente encontradas em altitudes mais baixas. “, disseram especialistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

As imagens aprimoradas digitalmente foram tiradas em 12 de dezembro de 2021, no 3.325º sol do Curiosity, em Marte, ou dia marciano.

O primeiro GIF revela as sombras das nuvens no chão à medida que passam. É uma maneira de detectar nuvens em Marte. Devido à fina atmosfera do planeta, as nuvens são muito fracas de se ver, por isso são necessárias técnicas de imagem especializadas.

“Várias imagens são tiradas para obter um fundo estático claro. Isso permite que qualquer outra coisa que se mova dentro da imagem (como nuvens ou sombras) se torne visível depois de subtrair esse fundo estático de cada imagem individual”, explicou a NASA.

O Curiosity explora a Cratera Gale desde 2012, sua principal missão é determinar se Marte teve no passado as condições para o desenvolvimento da vida  – embora não haja nada de errado em observar o céu de vez em quando. De fato, o Curiosty nos forneceu a maior parte do que sabemos sobre nuvens em Marte .

Devido à sua atmosfera fina e seca, as nuvens  não costumam se formar no Planeta Vermelho , então para o Curiosity capturar alguma é uma vitória para a ciência.

A população robótica de Marte cresceu nos últimos anos para três rovers e um lander –  Curiosity , Perseverance , Zhurong e Insight , respectivamente – então é compreensível que haja uma competição saudável entre esses cientistas de muitas rodas.

É uma vitória para nós na Terra, à medida que nos aproximamos de desvendar os mistérios de nosso vizinho rochoso e tentamos responder à pergunta final: já houve ou poderia haver vida em Marte?

Fonte:

https://www.iflscience.com/space/watch-clouds-whizz-by-on-mars-in-intense-new-curiosity-footage/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo