fbpx

Curiosity Faz Belo Auto-Retrato em Solo Marciano

O rover Curiosity da NASA tem 17 câmeras. Uma câmera, ainda está com a sua proteção contra poeira, e foi capaz de fazer uma bela foto nessa última sexta-feira, dia 7 de Setembro de 2012. Foto essa que potencialmente é uma das imagens mais marcantes já feitas desde a superfície de Marte. A câmera fotografou o que pode ser considerada a cabeça do Curiosity numa foto muito parecida com a que turistas viajando sozinhos na Terra, fazem dos pontos em que visitam, com alguma atração ao fundo. No caso do Curiosity o que está ao fundo é a paisagem marciana.

Essa foto, reproduzida acima foi feita no dia 7 de Setembro de 2012, ou no chamado Sol 32 da missão do Curiosity em solo marciano e usou a câmera montada em seu braço robótico para realizar uma foto dos instrumentos montados no topo do mastro do veículo. Nessa foto, feita pela chamada Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI, pode-se ver as Mastcams e as Navcams, além da já famosa câmera química munida de um laser, a Chemcam.

Fonte:

http://news.discovery.com/space/big-pic-mars-science-laboratory-curiosity-self-120907.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .