Crosta de Marte Se Formou 100 Milhões de Anos Antes Que a Da Terra – Space Today TV Ep.1340

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

**** VAKINHA DOS ALUNOS DE PÓS EM ASTRONOMIA DA USP!

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/astronomos-da-usp-precisam-de-apoio-para-ir-ao-observatorio-eso

AJUDE O FUTURO DA ASTRONOMIA NO BRASIL!!!

—————————————————————————–

**** TWITTER DO PROFESSOR JORGE MELENDEZ DA USP – SIGA AGORA!!!

https://twitter.com/DrJorgeMelendez

—————————————————————————–

Todo mundo já está cansado de ouvir eu falar aqui, que no passado, o planeta Marte, teve muita água e foi um mundo mais quente também.

De acordo com as descobertas feitas pelo rover Curiosity isso indica que Marte teve as condições de abrigar vida na sua superfície.

Porém não é só disso que um planeta precisa.

É necessário além da água uma crosta rochosa para que a vida possa se desenvolver.

Isso, porque é essa crosta rochosa que permite a troca de minerais e outros processos que já se sabem ajudam na formação e na manutenção da vida em um planeta.

Que Marte é um planeta rochoso, todos nós sabemos, mas quando será que a sua crosta se formou, será que ele teve condições para ter tido vida, antes ou depois do planeta Terra?

Com essas perguntas em mente, um grupo de pesquisadores analisou um meteorito vindo de Marte.

Medindo o decaimento do chumbo a partir do urânio que estava aprisionado no zircão, enquanto o magma derretido de Marte se resfriava e endurecia para formar a crosta, foi possível estabelecer com uma certa precisão a época em que a crosta marciana se formou.

E com isso eles determinaram que a crosta do planeta Marte se formou a cerca de 4.547 bilhões de anos atrás, o que é aproximadamente 20 milhões de anos somente depois da formação do Sol.

Além disso, esse valor mostra que a crosta marciana se formou, cerca de 100 milhões de anos antes que a da Terra.

Isso quer dizer que, 100 milhões de anos antes que o nosso planeta, Marte já apresentava características e possuía as condições necessárias para a vida se desenvolver.

Na Terra é possível que tenha acontecido o mesmo processo de formação da crosta marciana, o problema é que a 4.4 bilhões de anos atrás, a Terra foi atingida por um gigantesco corpo, que pode ter formado a Lua.

Ou seja, essa rápida formação da crosta terrestre provavelmente aconteceu depois desse impacto.

Marte tem um denso núcleo metálico com cerca de 1800 km de raio formado principalmente de ferro, níquel e enxofre, ao redor desse núcleo existe um manto com cerca de 1500 km de raio formado por sílica, magnésio, ferro, e oxigênio, e finalmente uma crosta com 50 km de profundidade em média podendo atingir até os 125 km, na Terra a crosta tem uma média de 40 km de profundidade, mas nessa conta é preciso levar em consideração o tamanho do planeta.

Hoje foram dois vídeos sobre vida no Sistema Solar, um mostrando que a vida pode existir agora em Encélado e outro mostrando que Marte no passado teve condições, até mesmo antes da Terra de ter desenvolvido a vida.

E aí o que você acha, existe vida em outro objeto do Sistema Solar? E se sim, em qual?

Fonte:

https://phys.org/news/2018-06-mars-surface-hardened-quickly-boosting.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.