fbpx

Crateras Marcianas Aprisionam E Libertam Dunas de Areia

Dunas de areia em Marte são frequentemente encontradas dentro de crateras, levantando a questão: elas se formam de material arenoso que existe dentro das crateras, ou elas funcionam simplesmente como trapas, ou armadilhas para as dunas que estão viajando pelo planeta e acabam passando e ficando presas nas crateras?

A imagem nesse post mostra dezenas de dunas escuras tanto dentro como ao redor de algumas crateras na região de Marte conhecida como Terra Cimmeria. Com base nas posições dos taludes de avalanche das dunas, a direção de migração pode ser determinada e nesse caso, elas estão migrando em direção a parte inferior da imagem, ou seja, para o sul.

Essa direção relativa ao local do terreno indica que as dunas têm sido transportadas para dentro e para fora das crateras na sua trajetória rumo ao sul. Pedaços menores de areia parecem ancorados na depressão onde o vento não pode iniciar efetivamente o movimento das dunas, isso faz com que elas fiquem presas ali indefinidamente.

Com imagens como esses feitas pela câmera HiRISE da sonda MRO, podemos dizer que as dunas de areia podem tanto ser aprisionadas, capturadas pelas crateras, como também podem ser liberadas pelo material dentro das crateras marcianas.

Fonte:

https://www.uahirise.org/hipod/ESP_034084_1655

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .