fbpx
29 de fevereiro de 2024

Imagens Mostram a Topografia e o Albedo da Cratera Urbinia No Asteroide Vesta


Essas imagens da câmera de enquadramento da sonda Dawn, mostram a cratera Urbinia no asteroide Vesta, que fica localizada no quadrante de mesmo nome. A imagem da esquerda é uma imagem de albedo, que foi feita diretamente através do filtro limpo da câmera de enquadramento. Essa imagem mostra o albedo que mede a razão entre o que é brilhante e o que é escuro na superfície do asteroide. A imagem da direita usa a mesma imagem de albedo como base, mas as feições recebem cores de acordo com a sua topografia. A topografia, por sua vez, é calculada a partir de um conjunto de imagens que foram feitas de ponto de vistas ligeiramente diferentes. As área de cores branca e vermelha na parte superior da imagem são as áreas mais altas da superfície e as áreas em azul na parte inferior da imagem são as regiões da superfície mais baixa. A cratera Urbinia se destaca pois ela tem um anel com forma irregular devido a formação de outras crateras de impacto ao longo do seu anel e que causaram subsequentes erosões. Existem no mínimo 4 crateras de impacto menores no anel da cratera Urbinia que mudaram a forma do seu anel. Mas, a metade inferior dessas crateras parcialmente escorregaram se depositando no centro da cratera Urbinia, o que significa que não existe uma diferença topográfica marcante entre essa região central e as paredes da Urbinia. Isso fica claro na imagem topográfica pois pode-se observar que as alturas codificadas com cores não são muito alteradas pelos impactos menores.

As imagens acima, como já foi dita, foram feitas do quadrante Urbinia no asteroide Vesta e as coordenadas do ponto central da imagem são 33.4 de latitude sul e 277.1 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem do Vesta no dia 13 de Dezembro de 2011. A distância da sonda ao asteroide no momento da imagem era de aproximadamente 700 quilômetros e a resolução da imagem é de 70 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida ainda durante a fase HAMO (High Altitude Mapping Orbit) da missão Dawn no asteroide Vesta

Fonte:


http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120110

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo