Cratera Preenchida Pro Lava No Quadrante Tharsis em Marte

A imagem acima de Marte, foi feita pela câmera THEMIS e mostra uma cratera preenchida na região do Planeta Vermelho conhecida como Quadrante Tharsis. O único indicativo de que essa feição um dia foi uma cratera é a parte remanescente de seu anel que ainda é visível.

Antes da cratera ser preenchida, a lava precisou passar pelo anel elevado da cratera, processo esse que ocorreu com a lava empurrando a as paredes da cratera através de suas lacunas e fraquezas. Uma vez que isso foi feito a lava entrou e inundou o interior da cratera, alargando as lacunar no anel e preenchendo completamente a cratera. Parte do anel, mais alta e mais resistente permaneceu intacta para poder nos mostrar essa bela feição no solo de Marte.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/03/mars-photo-of-day-mar-18-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.