Cratera Petavius na Lua Mostra Seus Detalhes Durante o Pôr-do-Sol

Essa imagem da Lua foi aumentada depois de um processamento aproximadamente 200% e então foi recortada de modo que a cratera Peatvius pudesse ser destacada. Isso foi feito para mostrar que mesmo numa iluminação pobre essa condição foi perfeita para se analisar o fato do interior da Petavius ser elevado. Essa imagem mostra isso muito bem. O lado próximo do anel gera sombras dentro do interior da cratera, mas a sombra continua ao redor de todo o interior, mostrando que o interior recebe uma sombra ao longo da base da parede leste. A sombra do complexo de picos centrais surge como um V acima da sombra do interior atingindo o anel da Petavius. Isso é muito interessante. Duas outras coisas podem ser observadas: (1) a parede interna da trincheira aparece brilhante refletindo a luz do Sol que está se pondo, e (2) a estrutura  dupla estranha da parede oeste gera duas sombras na cratera.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/April+26%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.