Cratera Mojave em Marte: Imagens e Vídeo

As imagens bonitos aqui mostradas em 3D tem como base a modelagem de terreno feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter e mostra os altos e baixos da Cratera Mojave em Marte.

A Cratera Mojave é uma das mais recentes grandes crateras do planeta Marte. Uma pesquisa dessas feições sugere que a cratera pode ter 10 milhões de anos, muito jovem para uma cratera desse tamanho. A profundidade da cratera – em torno de 2.6 km – também demonstra que a Mojave tem sofrido pouco com preenchimento ou erosão. A Mojave nos dá uma idéia do que uma cratera grande e complexa pode se parecer em Marte. De um ponto de vista essa cratera é como uma bússola das crateras, dado que ela é jovem e a maioria das outras têm sido afetadas pela erosão, sedimentação e outros processos  geológicos. Essas crateras mais recentes nos dão a idéia sobre o processo de impacto: ejeção, geração de material derretido, deposição, etc.

Os leques e os canais da Mojave são uma pista de como a cratera lançou água ou gelo fluindo na superfície que pode também ter sido condensado como chuva ou neve por um período breve no tempo marciano. Isso sugere que o clima no começo da vida de Marte poderia ser fortemente influenciado pelo intenso bombardeamento em torno de 3.9 bilhões de anos atrás quando os impactos criaram crateras do tamanho da Mojave e talvez até maiores.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=Fp8WU05W0Jg

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/1mX9tg/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/03/-enhanced-3d-model-of-mars-crater-edge.html/r:t

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo