Cratera Jovem nos Depósitos de Camadas da Região Polar Norte de Marte

Esse modelo digital de terreno mostra uma das maiores crateras nos depósitos das camadas polares norte de Marte. A grande variedade de grandes crateras nesses depósitos é a evidência de sua juventude, já que a erosão e ou a novas deposições apagam crateras mais antigas.

Os depósitos das camadas polares norte de MArte e a calota polar residual mais fina cobre muitas delas que estão entre os materiais mais jovens de Marte, composto principalmente de gelo. O acamamento visto à esquerda da imagem do modelo digital de terreno abaixo é expressado como vales e cadeias baixas, provavelmente causadas erosão diferencial de misturas de água, gelo e poeira. O acamamento foi pensado por muitos anos como sendo causado pelas recentes mudanças climáticas em Marte, mudanças essas similares às eras do gelo na Terra. Informações topográficas detalhadas nos afloramentos dos depósitos em camadas polares como as mostradas aqui são úteis para medir com precisão a espessura das camadas individuais. A sequência de espessuras pode ser comparada com os modelos climáticos globais e assim se estabelecer ou não relações entre os eventos.

Mais de 100 pequenas crateras tem sido descobertas nos depósitos polares norte de Marte usando imagens obtidas pela HiRISE da sonda MRO e pelas imagens CTX, muitos desses depósitos se apresentam parcialmente preenchidos. A cratera incluída nesse modelo digital de terreno é particularmente nova, e é provavelmente representativa da forma de outras crateras nos depósitos polares norte antes desses serem preenchidos. É importante medir com precisão a forma dessa cratera e para isso o modelo digital de terreno é a informação mais valiosa. Essa informação pode ser usada como restrição para gerar modelos de degradação de crateras e refinar assim o nosso entendimento sobre a recente história dos depósitos de camada da região polar norte de Marte e sua calota residual.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/dtm/dtm.php?ID=PSP_001462_2630

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.