Cratera Jovem na Superfície de Mercúrio Com Material Piroclástico É Registrada Em Cores Pela Sonda MESSENGER

EW0229105592G.3band.mapped

observatory_150105Essa imagem falsamente colorida mostra uma cratera recente e brilhante exibindo possíveis evidências de depósitos piroclásticos no seu lado leste (mostrados pela coloração amarela brilhante), bem como uma série de crateras secundárias que escavaram material da subsuperfície resultando em feições de coloração azul no canto nordeste da imagem.

A imagem acima foi adquirida como parte das observações coloridas planejadas de alta resolução. As observações coloridas planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções maiores do que os tradicionais 1 km/pixel usados pelo mapa base de 8 cores. Durante a missão primária de um ano da sonda MESSENGER, centenas de observações coloridas planejadas foram obtidas. Durante a missão estendida, as observações coloridas planejadas de alta resolução são mais raras, já que o mapa base de 3 cores cobre o hemisfério norte de Mercúrio com as imagens coloridas de maior resolução possível.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1195

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo