fbpx

Cratera Holden em Marte

Camadas dentro da Cratera Holden no hemisfério sul de Marte são mostradas em uma imagem de alta resolução em cores, obtida pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA. A foto é uma das 143 imagens coloridas obtidas pela HiRISE em 10 de Outubro de 2009. As fotos revelam feições do tamanho de uma mesa e são valiosas para os pesquisadores estudarem possíveis locais para a sonda Mars Science Laboratory da NASA que será lançada em 2011. A segunda imagem mostra um senso de grande escala da cratera de 140 km de diâmetro, localizada nas terras altas do sul. Especialistas acreditam que grandes rios de água fluíram por essa área, um fluxo pode ter tido origem em uma fonte maior que Lago Huron na Terra.

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/63BTVR/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/04/image-of-the-day-mars-stunning-holden-crater.html/r:t

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .