A Cratera Hodgkins Em Cores

Recentemente publiquei aqui no blog uma imagem em alta resolução da cratera Hodgkins em Mercúrio. A imagem acima é um grande exemplo de como as duas câmeras que compõem o instrumento MDIS da sonda MESSENGER se complementam no estudo da superfície do planeta. A câmera NAC, ou seja, a câmera de ângulo restrito fornece a alta resolução da imagem, enquanto que a câmera WAC, ou seja, a câmera de grande angular fornece uma resolução mais baixa, porém a imagem é colorida. Normalmente o material ejetado de crateras recentemente formadas é relativamente azul, mas como a cratera Kuiper, a cobertura de material ejetado contínuo da cratera aparece avermelhada. Nesse caso, parece que a cratera Hodgkins tem exposto material de composição distinta.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=802

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.