Cratera Hermite na Lua: O Lugar Mais Frio do Sistema Solar

Pode parecer como uma cratera ordinária, mas para alguns cientistas a Cratera Hermite com 104 km de diâmetro é uma das mais interessantes feições da superfície lunar. Em 2009, o instrumento Diviner revelou que uma área dentro da Cratera Hermite é o lugar mais frio já medido no Sistema Solar, com uma temperatura de ?249 graus Celsius. Essa temperatura congelante se deve ao fato que essas regiões dentro dessa cratera estão localizadas próximas do polo norte da Lua, um lugar que nunca viu a luz do Sol. Dados do altímetro LOLA têm permitido aos cientistas modelarem as condições de iluminação topograficamente controladas próximas aos polos da Lua por longos períodos de tempo. Esses modelos de simulação revelam que na escala de milhões de anos, as regiões (mostradas com uma seta) próximas à porção sudoeste da cratera permaneceu em constante sombra.

Fonte:

http://lro.gsfc.nasa.gov/lola/feature20110331.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.