Cratera Copernicus É Observada Em Grande Detalhe

A equipe que trabalha com a câmera da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter tem trabalhado para fazer uma série de imagens de alta resolução que documentam a grande variedade de morfologias dos materiais derretido por impacto na Lua. Isso é muito importante, mas como pode ser visto na imagem acima, você não precisa de uma sonda para isso, desde que tenha um excelente equipamento e as condições ideais de observação como fica claro pela qualidade da imagem observada acima. O que mais chama a atenção na imagem acima são as línguas de material derretido por impacto fora do arco da cratera Copernicus desde as Fauth, as crateras gêmeas na parte inferior até a montanha na posição de 9 horas. Um pouco ao sul da montanha está uma impressionante língua de material derretido que constrói levees em seus flancos. Uma vez que esse clássico exemplo de material derretido por impacto é facilmente visível é mais fácil reconhecer os demais no arco em direção a Fauth. Os depósitos de material derretido por impacto são também vistos em vários locais dentro do anel e no topo dos terraços. E o quadrante suave a noroeste do interior da Copernicus é também coberto pelo material derretido por impacto. Ao longo da borda sul da imagem crateras secundárias e seus padrões característicos de se dobrarem ao redor do material ejetado podem ser vistos com clareza, enquanto a cadeia e o material ejetado contínuo pode ser visto ao longo da parte superior da imagem. Uma coisa é certa, se na década de 50 tivéssemos a capacidade de fazer imagens como essa, provavelmente os cientistas não haveriam decidido em enviar uma nave até a Lua.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/May+12%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.