fbpx
22 de fevereiro de 2024

Sonda Dawn da NASA Faz Imagens da Cratera Caparronia no Asteroide Vesta


Essas imagens acima foram feitas com a câmera de enquadramento da sonda Dawn da NASA do asteroide Vesta e mostram a cratera Caparronia que devido à sua importância dá nome à região, Quadrante Caparronia. A imagem da esquerda é uma imagem de albedo, que mostra a relação de feições brilhantes e escuras na superfície do asteroide. A imagem da direita usa a mesma imagem de albedo como base e é colorida com relação à topografia das feições. A topografia é calculada a partir de imagens feitas de pontos de vista ligeiramente diferentes. As áreas coloridas em branco e vermelho são as regiões mais altas e as áreas coloridas em azul são as regiões mais baixas. A cratera Caparronia é a maior cratera no centro das imagens. Essa cratera é distinta por ter uma forma irregular com um anel degradado. A base da cratera Caparronia contém uma cadeia linear que se destaca claramente na imagem colorida da direita como tendo uma cor azul mais pálida, ou seja, ela é mais alta, do que a base da cratera que tem uma cor azul escura, ou seja, é mais baixa. Essa feição é possivelmente o resultado do material que escorregou em direção ao centro da cratera. A imagem colorida da direita também mostra o talude relativamente íngreme no lado leste da cratera Caparronia, isso pode ser percebido pela mudança de cores, indo do vermelho, regiões mais altas, ao longo do anel da cratera até uma coloração azul escura, ou seja, regiões mais baixas na base da cratera.

Essas imagens, com já foi dito, estão localizadas no Quadrante Caparronia do asteroide Vesta e o centro da imagem localiza-se nas coordenadas 38.0 graus de latitude norte e 166.7 graus de longitude leste. A sonda Dawn fez essas imagens no dia 23 de Outubro de 2011. No momento da imagem a distância entre a sonda Dawn e o asteroide Vesta era de aproximadamente 700 quilômetros e a imagem tem uma resolução de 70 quilômetros por pixel. Essa imagem foi adquirida ainda durante a fase HAMO (High Altitude Mapping Orbit) da missão da sonda Dawn no asteroide Vesta. As imagens foram geradas usando a projeção tipo Lambert-azimutal.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120120


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo