Essa É Nossa: Sonda MESSENGER Faz Imagem Detalhada Da Cratera Amaral (Tarsila do Amaral) Em Mercúrio

Denominada em 2008 em homenagem à pintora brasileira Tarsila do Amaral, a cratera Amaral foi imageada durante o primeiro sobrevoo da sonda MESSENGER me Mercúrio e no momento descobriu-se que ela continha brilhantes picos centrais que eram relativamente azulados nas imagens coloridas se comparados com o terreno ao redor. Os picos lembram os da cratera Eminescu em cor, agora sabe-se que é a localização de uma coleção de cavidades. Essa imagem espetacular da Amaral destaca a topografia dos picos dentro da cratera mas não mostra as cavidades esparsas  como vistas dentro da Eminescu, acredita-se que isso possa ser uma pista de que talvez as pontas brilhantes dos picos da Amaral abriguem cavidades.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=765

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.