fbpx
22 de fevereiro de 2024

Imagens de Satélite Mostram o Cruzeiro Costa Concórdia Naufragado na Costa Italiana


Caso haja qualquer dúvida sobre o tamanho do navio de cruzeiro italiano Costa Concordia e da escala dos problemas que a tripulação e que agora as equipes de resgate estão enfrentando, esta fotografia de satélite incrível que mostra o navio de cruzeiro de lado foi recentemente lançada pela empresa do Colorado que trabalha com observação da Terra, a Digitalglobe.

O Costa Concordia encalhou nas águas rasas da costa da Toscana em 13 de Janeiro de 2012, criando um buraco em seu casco. Dos 3.200 passageiros que estavam a bordo 11 foram confirmados como mortos e dezenas ainda estão desaparecidos.

A empresa DigitalGlobe opera três satélites – o Quickbird, WorldView-1 e WorldView-2 – todos equipados com câmeras de alta resolução que capturam imagens detalhadas, para uso comercial. Este ponto de vista do navio de cruzeiro mostra ele de lado, semi submerso em uma lâmina de água de 100 metros de profundidade.

Para se ter uma noção de escala, o navio mede 290-metros (950 pés) de comprimento, que é quase o comprimento de três campos de futebol de ponta a ponta.

Fonte:

http://news.discovery.com/space/big-pic-costa-concordia-cruise-ship-satellite-120118.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo