Contrails Carregam Pistas Para Voos Mais Ecologicamente Amigáveis

contrail_dc8

observatory_150105Contrails brancos e fofos são vistos sendo expelidos dos motores de um observatório voador DC-8 da NASA nessa imagem feita de uma Falcon HU-25 voando aproximadamente 30 milhas atrás do DC-8 para estudar os efeitos de um biocombustível alternativo no desempenho do motor, nas emissões e nos contrails gerado pela aeronave nas grandes altitudes.

O DC-8 está usando combustível convencional JP-8, ou uma mistura 50-50 de JP-8 e um combustível alternativo de ésteres e ácidos gordos hidroprocessados que vem da planta Camelina. Mais de uma dúzia de instrumentos montados no jato Falcon estão caracterizando os gases expelidos pelo DC-8, monitorando a maneira como a pluma muda em composição à medida que ela se mistura com o ar, e investigando o papel das principais emissões na formação do contrail.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2466.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo