fbpx

Contemplando O Monte Sharp em Marte

A imagem acima foi feita pelo veículo robô Curiosity da NASA e mostra o que se localiza na frente do veículo, e que ao mesmo tempo é o principal objetivo científico da missão, o Mount Sharp. A sombra do veículo pode ser vista em primeiro plano, e as bandas escuras além do veículo são as dunas da região. Se erguendo à distância está o pico mais alto do Mount Sharp a uma altura aproximada de 3.4 milhas, mais alto que o Monte Whitney na Califórnia. A equipe do robô Curiosity espera dirigir o veículo até a montanha para investigar suas camadas inferiores, onde os cientistas já identificaram pistas sobre mudanças ambientais.

A imagem acima foi registrada pela Câmera Hazard-Avoidance frontal do Curiosity em resolução completa pouco tempo depois do seu pouso no Planeta Vermelho. Essa imagem foi linearizada para remover as distorções apresentadas nas imagens obtidas com lentes do tipo olho de peixe.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/PIA15986.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .