Consultório Astronômico: Qual é a Nossa Verdadeira Posição no Universo?

A Via Láctea, a galáxia onde se localiza o planeta Terra, é formada por mais de 100 bilhões de estrelas e seus braços espirais se estendem por aproximadamente 100000 anos-luz.

Como se esses já não fossem números gigantescos para o ser humano, a Via Láctea é somente uma galáxia entre  prováveis bilhões de galáxias de vários tamanhos e formas que podem ser observadas no universo visível com os modernos telescópios.

As galáxias, por sua vez, não se encontram distribuídas de maneira igual. Elas aparecem em grupos, aglomerados e super aglomerados de galáxias. O sistema da Via Láctea é circundado por algumas galáxias anãs, como a Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães. A galáxia de Andrômeda localizada a 2.5 milhões de anos luz de distância pode ser vista a olho nu como uma nebulosidade na constelação de Andrômeda, essa galáxia é importante para podermos calibrar até onde vai nossa vizinhança cósmica. Com um diâmetro de 150000 anos luz, a galáxia de Andrômeda é um pouco maior que a Via Láctea e também é orbitada por outras galáxias anãs. A galáxia de Andrômeda é uma das galáxias que está se movendo em nossa direção e provavelmente irá colidir com a Via Láctea em alguns bilhões de anos.

A Via Láctea e a galáxia de Andrômeda são os maiores membros do que é conhecido como grupo local e possui mais de 40 galáxias. Em escalas ainda maiores, o grupo local está localizado no chamado super aglomerado de Virgem. No centro desse super aglomerado se encontra o aglomerado de galáxias de Virgem. O grupo local é atraído pela grande massa do aglomerado de galáxias de Virgem e um dia também irão se colidir.

A Localização do Sistema Solar no Universo Local
A Localização do Sistema Solar no Universo Local

Para saber mais sobre a nossa verdadeira posição no Universo que conhecemos até hoje, o Museu Americano de História Natural produziu um vídeo que mostra uma viagem desde a maior estrutura terrestre (a Cordilheira do Himalaia) até o limite do que se conhece hoje do universo há 13 bilhões de anos luz de distância. O vídeo pode ser acessado aqui.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.