Conhecendo a Lua: O Megadomo Gardner

Gardner Megadome (também conhecido como Vitruvius T1):

Grande escudo vulcânico.

Diâmetro: 70 Km;

Altitude máxima: 1,6 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 16º 44′ 00’ N, LON: 33º 56′ 00” E;

Período Geológico Lunar: Não determinado.

Melhor período para observação: cinco dias após a Lua nova ou quatro dias após a Lua cheia.
Quem foi GARDNER? Dr. Irvine Clifton Gardner (1889-1972) foi um físico americano que em 1921 se juntou ao National Bureau of Standards e em 1950 tornou-se chefe da Divisão de Óptica e Meteorologia. Ele foi presidente da Optical Society of America em 1958. Ficou conhecido por seu trabalho em óptica e no campo da espectroscopia.

Gardner Megadome foi, provavelmente, um imenso vulcão lunar, com 70 Km de diâmetro e 1,6 Km de altitude máxima, caracterizado como um grande escudo vulcânico, de textura áspera, formado possivelmente por um complexo coeso de domos sobrepostos e cobertos por lava, apresentando muitos impactos de minúsculas crateras em sua superfície.

Gardner Megadome é uma formação incomum, que consiste numa enorme área elevada localizada logo ao sul da cratera GARDNER (diâmetro: 18 Km, profundidade: 3,0 Km), com uma grande depressão no topo com indícios e possibilidades de ser uma caldeira vulcânica, conhecida como cratera Vitruvius H (diâmetro: 22 Km, profundidade: 400 m).

A cratera VITRUVIUS (diâmetro:29 Km, profundidade: 1,9 Km) localiza-se logo a noroeste do interessante Gardner Megadome.

Foto executada por Vaz Tolentino com apenas 1 frame em 10? de ?abril? de ?2012, ??04:07:54 (07:07:54 UT).

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.