Conhecendo a Lua: A Estranha Cratera Rhaeticus

A cratera RHAETICUS caracteriza-se como uma formação velha, irregular e parcialmente desgastada, um pouco alongada no sentido Norte – Sul, com aro cortado por algumas lacunas (a maior na borda sudeste) e encostas íngremes no lado leste (onde a parede está mais intacta), que hospedam alguns impactos menores. RHAETICUS é atravessada pelo equador lunar, ou seja, está localizada na Latitude 0o, junto à margem leste do Sinus MEDII.

Existe a presença de uma cadeia de pequenas crateras (“catena”) sem nominação pela IAU, com cerca de 49 Km de extensão, que inicia na borda nordeste de RHAETICUS,  com orientação na direção sudoeste – nordeste.

O piso interno de RHAETICUS foi inundado por lava basáltica e é relativamente plano, apresentando um baixo e discreto pico central, com cerca de 390 m de altitude em relação ao fundo da cratera.

Um largo, porém tênue e raso canal longitudinal de origem tectônica (“graben”) ligeiramente orientado no sentido Nordeste – Sudoeste, parte da encosta sudoeste de RHAETICUS e segue até atravessar a parede norte da cratera REAUMUR (diâmetro: 52 Km, profundidade: 0,8 Km), para então adentrar um pedaço do piso dessa cratera e depois atravessar sua parede leste, para em seguida adentrar o piso interno da vizinha cratera OPPOLZER (diâmetro: 40 Km, profundidade: 1,5 Km). Esse canal retilíneo chama-se Rima OPPOLZER e tem comprimento de aproximadamente 94 Km.

Diâmetro: 45 Km;

Profundidade: 2,08 Km;

Período Geológico Lunar: Provavelmente Pré-ímbrico (de 4,5 bilhões até 3,85 bilhões de anos atrás);

Coordenadas Selenográficas: LAT: 00° 00? 00? N, LON: 04° 54? 00? E;

Melhor período para observação: No quarto-crescente ou no 6 dias após a Lua Cheia.

Quem foi RHAETICUS? Georg Joachim von Lauchen, conhecido como Rheticus (1514 – 1576), foi um matemático, cartógrafo e  astrônomo húngaro.

Fonte:

http://vaztolentino.com.br/imagens/7657-A-desgastada-e-antiga-Cratera-RHAETICUS#photo_description

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.