fbpx

Conhecendo a Lua: A Cratera Yakovkin

A cratera de impacto YAKOVKIN caracteriza-se como uma formação relativamente circular, apresentando 37 Km de diâmetro e 1,64 Km de profundidade. YAKOVKIN está posicionada junto ao limbo sudoeste lunar, na zona de librações, nas coordenadas selenográficas LAT: 54° 30? 00? S e LON: 078° 48? 00? W. Por causa de sua localização junto ao limbo, YAKOVKIN apresenta uma aparência alongada. Assim, sua observação com qualidade a partir da Terra, torna-se dificil.

Originalmente, essa cratera era designada como Pingré H. Porém, em 1985, a International Astronomical Union (IAU) nominou a referida formação como YAKOVKIN, para imortalizar a memória do astrônomo russo Avenir Aleksandrovich Yakovkin (1887–1974).

O piso interno de YAKOVKIN foi inundado por lava basáltica e não apresenta características que mereçam destaque, a não ser alguns minúsculos impactos mostrados em imagens obtidas por sondas espaciais. A inundação do piso interno diminuiu a profundidade da cratera e também a proeminência de sua parede interna.

Fonte:

http://50.31.74.31/imagens/7654-Cratera-YAKOVKIN#photo_description

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .