fbpx

Conhecendo a Lua: A Cratera Pitatus

A Pitatus é uma cratera situada ao sul do Mare Nubium, mede 100 Km de diâmetro e suas coordenadas são 13,5º Oeste e 20,1º Sul.

Esta seria mais uma de tantas crateras lunares não fosse por uma particularidade interessante, Pitatus se enquadra nas crateras ditas FFC .

A maioria das crateras lunares são crateras de impacto pequenas e simples. Mas em algumas crateras a morfologia interna foi alterada por atividades relacionadas ao vulcanismo. Pitatus é um exemplo excelente e crateras semelhantes compartilham muitas destas características: chão raso, inundado por lava dos mares, rilles concêntricos e radiais, depósitos de halo escuros, e localização perto de uma mar.

Em 1976 Pete Schultz nomeou tais crateras como ‘’floor-fractured crater’’ (FFC) crateras de chão fraturado. Schultz descobriu 206 FFC e propôs que elas se formaram pelo magma que estava acondicionado em um lago debaixo do chão da cratera. A pressão deste magma ergueu o chão da cratera e produziu as fraturas. Por causa de tais modificações vulcânicas, as FFC estão entre as crateras mais interessantes da Lua para os observadores.

Schultz classificou as FFC em 6 tipos baseado na profundidade da cratera, o padrão de fratura e o tipo de chão.

No caso de Pitatus, enquadrado na Classe VI: o piso é amplo, raso, fraturado apenas nas bordas.
A fotografia acima da autoria de Fernando Gabriel Cardoso evidencia bem estas características.

Autor: Fernando Cardoso

Foto captada no dia 11 de janeiro de 2015 às 02:22 UT

Equipamento utilizado: Telescópio Orion 254 mm f4,7

Barlow Powermate TV 5x

Câmera QHY5LII – Color

Montagem AZEQ6

software de captura: EZplanetary

empilhamento: registax 4.0

edição: Photoscape

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .