Conheça a NGC 2655 Uma Galáxia Lenticular do Tipo Seyfert

Esse belo objeto, que parece uma nuvem, pode não parecer muito com uma galáxia, já que ele não apresenta uma forma bem definida, não apresenta braços espirais e nem um bulbo central como numa galáxia elíptica, mas sim, esse objeto é uma galáxia, uma galáxia conhecida como galáxia lenticular. As galáxias lenticulares estão entre as galáxias espirais e as galáxias elípticas, elas tem uma forma de disco como as espirais, mas elas não formam mais uma grande quantidade de estrelas novas, ou seja, possuem somente populações de estrelas velhas, como as galáxias elípticas.

Essa galáxia lenticular em questão é conhecida como NGC 2655 e seu núcleo é extremamente luminoso, o que faz com que ela ainda seja classificada como uma galáxia do Tipo Seyfert. As galáxias do tipo Seyfert são um tipo de galáxias ativas com linhas de emissão no seu espectro fortes e características. Essa luminosidade é produzida à medida que a matéria é dragada no disco de acreção de um buraco negro supermassivo localizado no seu centro. A estrutura do disco externo da NGC 2655, por outro lado, parece tranquila, mas com uma forma estranha. A dinâmica complexa do gás na galáxia, sugere que ela pode ter tido um passado turbulento, incluindo fusões e interações com outras galáxias.

A NGC 2655 está localizada a cerca de 80 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Camelopardalis. Camelopardalis contém muitos outros objetos interessantes do chamado céu profundo, incluindo o aglomerado estelar aberto NGC 1501, o belo asterismo Cascata de Kemble e a galáxia de explosão de estrelas, NGC 2146.

Crédito:
ESA/Hubble & NASA, A. Fillipenko

Fonte:
http://spacetelescope.org/images/potw1817a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.