fbpx
VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

Quando foi descoberto em 2004, o asteroide 99942 Apophis foi identificado como um asteroide que podeira se chocar com a Terra.

E desde então uma orla de canais, sites, blogs, seitas e o que você mais imaginar surgiu por aí, comentando sobre a colisão do Apophis com a Terra, algumas prometendo uma terra prometida, outras prometendo a salvação.

Mas uma coisa todos eles têm em comum, não entendem nada de ciência, não sabem como a ciência funciona, e usam de uma falácia de autoridade falsa para enganar a população.

Mas nós, que confiamos na ciência, que estudamos e temos discernimento, podemos comemorar hoje, e o ideal mesmo seria que todos esses canais fossem banidos de suas redes, ou no mínimos que se retratassem devido a todo o mal que fizeram.

Mas vamos explicar o que aconteceu.

O Apophis tem um diâmetro estimado de 340 metros, na verdade, é o seguinte, ele não é totalmente esférico, os astrônomos calculam assim então, eles pegam o volume do objeto e estimam uma esfera com um determinado diâmetro onde caberia aquele volume.

Então no caso do Apophis, é o seguinte, o seu volume caberia numa esfera com 340 metros de diâmetro.

Na época da sua observação. com poucos dados, os cálculos mostraram que existia um risco do asteroide colidir com a Terra em 2029, e foi baseado nisso que as seitas e tudo mais surgiram.

Com observações adicionais, o risco de colisão em 2029, já havia sido eliminado, e na passagem de 2036 também.

Porém existia, uma mínima, minimória chance de uma colisão em 2068.

Como eu já falei aqui em outros vídeos de asteroides, os astrônomos continuam observando o asteroide, e com isso conseguem melhores parâmetros e com esses melhores parâmetros eles conseguem recalcular os riscos de impacto do objeto.

No dia 5 de março de 2021, os astrônomos tiveram a grande oportunidade de estudar o Apophis em detalhes, pois ele passou relativamente perto da Terra, na verdade, a passagem mais próxima em anos.

E então chegou o nosso momento de comemorar, com os dados obtidos e os cálculos realizados, o Apophis, não irá se chocar com a Terra em 2068, isso quer dizer que nesse século estamos livre do Apophis, ele não vai bater com a Terra, a chance agora é 0!!!

E pela primeira vez desde a sua descoberta, o Apophis saiu da tabela que lista os objetos com risco de colisão com a Terra.

Esse novo cáculo só foi possível porque no dia 5 de março de 2021, o asteroide passou a cerca de 17 milhões de quilômetros da Terra e pôde então ser estudado por grandes rádio telescópios.

Aliás, uma pena que o Arecibo não estava mais em funcionamento, pois certamente ele faria imagens maravilhosas do asteroide.

Os astrônomos usaram as antenas de Green Bank que fica na Virginia e que tem 10 metros de diâmetro para fazer as observações do Apophis.

Os astrônomos conseguiram imagens com uma resolução de 38.75 metros por pixel, o que é excelente se considerarmos a distância do objeto.

Além de terem recalculado os parâmetros orbitais do Apophis e bater o martelo que ele não irá bater na Terra, os astrônomos puderam coletar dados que servirão para um estudo detalhado da sua forma e da sua rotação.

Tudo isso irá servir para determinar como o asteroide irá passar pela Terra em 2029, ele não vai bater, mas vai passar perto, a apenas 32 mil km de distâncias, poderá ser visto a olho nu e poderá então ser estudado em muitos detalhes com essa aproximação.

Não devemos temer os asteroides e muito menos criar sensacionalismo em cima deles, o que temos é que estudar, e aprender o máximo com eles, sobre eles mesmo e sobre a história e evolução do nosso sistema solar.

Estamos salvos, pelos menos do Apophis não iremos morrer mais!!!

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasa-analysis-earth-is-safe-from-asteroid-apophis-for-100-plus-years

#APOPHIS #NEO #SPACETODAY
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.