fbpx

Confirmada A Presença de Água Em Asteroides – Space Today TV Ep.1633

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

A Terra é o único planeta no Sistema Solar onde a água existe em estado líquido na sua superfície.

E até onde sabemos é o único objeto no universo em que detectamos água em estado líquido na sua superfície.

Isso é essencial para que a vida possa ter se desenvolvido aqui nesse pálido ponto azul.

Porém, uma das grandes questões que ainda não temos resposta, é, como essa água toda que temos no nosso planeta chegou até aqui.

Depois de alguns estudos feitos em cometas que mostraram que a água dos cometas é diferente da água da Terra, os asteroides são os principais candidatos para isso.

Mas como assim, se não existe água na superfície dos asteroides?

A água nos asteroides está nos chamados minerais hidratados, então se investigarmos os asteroides, descobrirmos neles minerais hidratados, a nossa hipótese de que eles possam ter mesmo trazido a água para a Terra fica muito fortalecida.

Por isso foi muito importante a OSIRIS-REx ter encontrado esse tipo de minerais no Bennu.

Mas para que a hipótese possa mesmo ganhar força, precisamos encontrar água em muitos asteroides.

E um grupo de astrônomos conseguiu fazer isso.

Os astrônomos usaram o satélite infravermelho japonês AKARI que foi lançado em 2006 e que tem um isntrumento que permite obter espectros no infravermelho próximo, entre 2 e 5 micrometrômetros lembrando que os minerais hidratados têm um resposta no comprimento de onda de 2.7 mícrons.

Com isso, os pesquisadores analisaram 66 asteroides, dos tipos C e S.

Os asteroides do Tipo-C são muito escuros para os comprimentos de onda da luz visível, e acredita-se sejam ricos em água e em compostos orgânicos, já no infravermelho, os pesquisadores detectaram minerais hidratados em 17 asteroides do Tipo-C.

Os asteroides do Tipo-S são asteroides rochosos onde não se tem água, o estudo mostrou que realmente a maior parte dos asteroides do Tipo-S não têm água.

Porém, mostrou que em alguns casos, os asteroides do TIPo-S apresentam minerais hidratados, mas esses minerais não foram formados, mas sim foram levados para ali, através de colisões com asteroides do Tipo-C.

Esse estudo confirma a presença de água em asteroides, o que já é um fato espetacular e além disso mostra que alguns asteroides do Tipo-S podem sim ter água em sua composição.

Isso fortalece muito a hipótese dos asteroides terem trazido a água para a Terra.

E o mais interessante podemos montar um cenário intrigante.

Acompanhem.

No início do sistema solar, os asteroides colidiram uns com os outros, assim a água foi transferida dos asteroides do Tipo-C para os asteroides do Tipo-S, esses asteroides tanto do tipo C como do Tipo S se chocaram com a Terra no início da sua formação, a água presa nos minerais hidratados, aqui na Terra encontrou as condições para ser liberada e foi formando tudo o que conhecemos, principalmente os oceanos.

Embora essa pesquisa tenha conseguido estudar muitos asteroides, os pesquisadores pretendem aprofundar ainda mais a pesquisa, e sabe quem pode ajudar eles?

Isso mesmo, o James Webb, por atuar no infravermelho ele poderá estudar uma grande quantidade de asteroides, fazer espectros e podemos ir atrás da tão sonhada linha de absorção em 2.7 mícrons, indicando a presença de minerais hidratados.

Por isso, estudar os asteroides é de suma importância para o nosso entendimento, principalmente sobre a vida no nosso planeta.

#Asteroides #AguaEmAsteroides

fontes:

http://www.kobe-u.ac.jp/research_at_kobe_en/NEWS/news/2018_12_17_01.html

https://academic.oup.com/pasj/advance-article/doi/10.1093/pasj/psy125/5238131

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo