Concepção Artística da NASA Mostra Como Seria a Captura de Um Asteroide

739984main_arv_w_asteroid_cropped_946-710

observatory_150105Esse desenho conceitual artístico mostrado acima apresenta como deverá ser a captura de um asteroide planejada pela NASA.

A proposta de orçamento da NASA de 2014, conhecida como FY2014 incluiu um plano de se enviar uma nave roboticamente comandada para capturar um pequeno asteroide próximo da Terra e redirecioná-lo de maneira segura para uma órbita estável no sistema Terra-Lua, onde os astronautas poderiam visita-lo e exploralá-lo.

Os elementos necessários para realizar o que foi proposto incluem a integração da melhor ciência da NASA, da tecnologia, da capacidade de exploração e da inovação dos maiores cientistas e engenheiros da América. Essa proposta usa as capacidades atuais e que ainda serão desenvolvidas para encontrar tanto asteroides grandes que possam ser uma ameaça para a Terra como pequenos asteroides que poderiam ser candidatos a essa iniciativa, acelerando assim o nosso desenvolvimento tecnológico em atividades como motores de propulsão elétrico-solar de alto desempenho além de se obter vantagens do árduo trabalho que está sendo feito com o novo foguete Space Launch System e com a cápsula Orion, ajudando a manter a NASA focada na missão do atual presidente dos EUA de mandar humanos para Marte em 2030.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2520.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo