fbpx
22 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra A complexa Textura Superficial do Hemisfério Sul do Asteroide Vesta

Essa imagem feita com a câmera de enquadramento da sonda Dawn, mostra a textura da superfície na parte do hemisfério sul do asteroide Vesta. Essa região fica um pouco ao norte da principal estrutura Rheasilvia. Essa imagem é dominada pelo terreno enrugado do hemisfério sul do Vesta, que é visto aqui como um conjunto de grandes e arqueadas feições de cadeias e depressões. Essas cadeias e depressões correm quase que horizontalmente pela imagem. Existe outro conjunto de pequenas rugas que correm diagonalmente através da imagem. Elas parecem se cortarem e parecem ser mais jovens que as depressões e cadeias. Essas rugas parecem formar uma complexa rede de tem no mínimo 500 metros de largura em média. Existe também uma grande cratera na parte inferior da imagem, que tem um anel bem definido e jovem e feições de escorregamento ao longo do anel e da lateral. Contudo, essa imagem não contém muitas crateras, o que não é esperado já que ela está localizada na parte mais castigada por crateras no hemisfério sul de Vesta.

Essa imagem está centrada no quadrante Pinaria de Vesta e as coordenadas do centro da imagem são 63.2 graus de latitude sul, 77.0 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem no dia 29 de Agosto de 2011. No momento da imagem a sonda encontrava-se a 2740 quilômetros de distância do asteroide e a resolução da imagem é de 250 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida durante a fase de pesquisa da missão.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120127

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo