Como Seria o Céu de Noa York Sem As Luzes da Cidade E A Luta Contra A Poluição Luminosa

Existe um projeto muito interessante chamado de SKYGLOW, o link vai ficar no final do post, que tem por objetivo, além de fotografar o céu em detalhes incríveis, mostrar como seria o céu de determinados lugares no mundo, principalmente cidades, caso não existisse a poluição luminosa, é algo realmente surpreendente.

Nas grandes cidades, todo mundo sabe, ou melhor, quem mora nelas sabe, que não é possível ver grande coisa do céu a olho nu, male mal, podemos ver as estrelas mais brilhantes, as vezes até a Lua fica difícil, dependendo não só da poluição luminosa, mas também da própria poluição tradicional que cria uma névoa no céu. As grandes cidades têm um céu laranja.

Gavin Hefferman e Harun Mehmedinovic do projeto SKYGLOW estão trabalhando para dar às pessoas que vivem sob constante e intensa poluição luminosa a sensação de como seria observar o céu sobre a sua cidade caso a cidade não existisse. E o último vídeo deles é sensacional, mostrando essa perspectiva para a cidade de Nova York.

Na maior parte do mundo, a poluição luminosa está aumentando e a International Dark Sky Association fará na próxima semana entre 15 e 21 de Abril de 2018 uma semana dedicada a celebrar o céu noturno. E isso servirá como um alerta sobre a destruição do nosso céu.

Fonte:

https://www.universetoday.com/138983/what-if-nyc-had-no-light-pollution/

Projeto SKYGLOW:

https://skyglowproject.com

International Dark Sky Association:

http://www.darksky.org/dark-sky-week-2018-2/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.