Como A Sonda LRO Vasculha a Lua

vascdulhando_lua_01

observatory_150105A Lua faz uma revolução ao redor da Terra e uma volta em torno do seu próprio eixo a cada 27.3 dias. Dentro desse período, a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA faz sua própria jornada circulando a Lua 348 vezes. Cada órbita sucessiva difere de um único grau de longitude, resultando numa passagem que permite que a sonda pesquise toda a Lua a cada duas semanas. Durante cada órbita, a LRO vasculha o terreno lunar usando um instrumento especial chamado de Lunar Orbiter Laser Altimeter. Os dados coletados por esse instrumento não somente ajudam os cientistas a criar mapas de elevação detalhados da superfície lunar mas também apontam a posição precisa da LRO no espaço. Veja o vídeo no final desse post para entender como a LRO vasculha a Lua.

IDL TIFF file

IDL TIFF file

vasculhando_lua_04

Fonte:

http://svs.gsfc.nasa.gov/vis/a010000/a011200/a011271/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.