Cometa PANSTARRS Continua Ativo E Dando Show 3 Meses Depois de Seu Periélio

Comet-PANSTARRS-Peach

observatory_150105O cometa PANSTARRS (C/2011 L4) continua sendo um grande alvo para os astrofotógrafos mesmo três meses depois dele ter passado pelo seu periélio em 10 de Março de 2013. A imagem acima mostra que tanto a vasta cauda de poeira como a cauda de íon muito mais longa e reta ainda estão ativas.

A imagem acima foi feita com um telescópio refrator Takahashi FSQ-106 de 4 polegadas , com uma câmera SBIG STL-11000M CCD. A imagem acima em LRGB foi feita com 4 exposições de 3 minutos empilhadas com uma exposição de 2 minutos feita através dos filtros R, G e B. A imagem acima foi feita no dia 6 de Junho de 2013, às 0549 UT.

Fonte:

http://www.astronomy.com/en/Multimedia/Picture%20of%20Day.aspx

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.