Cometa Jacques Aumenta de Brilho Rapidamente e Ruma Para O Norte

c2014_e2_2014_04_01dp


observatory_150105Temos um excelente cometa para observar, e ele é brasileiro!!! O Cometa Jacques que estava com magnitude +11 no momento de sua descoberto em 13 de Março de 2014, agora já se apresenta nos céus com magnitude +9.5. O especialista em observação de cometas Michael Mattiazzo, que mantém o site Southern Comets Homepage (http://members.westnet.com.au/mmatti/sc.htm ), prevê que se o Cometa Jacques continuar aumentando rapidamente o seu brilho, ele pode se tornar um objeto apagado visível a olho nu durante o mês de Julho.

O cometa encontrasse atualmente passando pela constelação do sul de Antlia, seguindo na direção de Puppis e de Monoceros no final do mês. Os observadores estão descrevendo o cometa como sendo muito difuso, com uma grande e apagada coma, e com um núcleo moderado. As fotos ainda mostram uma pequena cauda apontando na direção leste-nordeste. No último final de semana, o cometa C/2014 E2 passou perto da Terra, a 144 milhões de quil6ometros no seu caminho para o periélio que deve ser atingido no dia 2 de Julho de 2014.

Jacques-discovery-images-SONEAR-580x118


Agora, os observadores nas latitudes sul possui um ponto de observação vantajoso. Como pode ser visto na América do Sul e na Austrália, o cometa flutua alto no céu de sudoeste ao cair da noite. Observadores em latitudes intermediárias do norte também podem observá-lo, mas o cometa estará mais baixo no horizonte.

Mas isso irá mudar em breve. O C/2014 E2 continua a aumentar de altura durante o mês, oferecendo uma observação mais fácil até mesmo para os moradores em latitudes intermediárias do norte. Em 16 de Abril e no começo de Maio, a Lua não estará no céu e isso poderá ajudar e muito na observação do cometa. O cometa Jacques, provavelmente estará com um brilho de magnitude +9, à medida que deslizar de Puppis para Monoceros.

Jacques-Efrain-Morales-Apr-3-580x515


Encontre um local escuro com uma boa vista para sudoeste e comece a observar no final da noite, quando o cometa estará mais alto no céu. O mapa publicado nesse post mostra as estrelas e serve para ser usado num campo estelar congestionado.

Em meados do mês de Julho de 2014, o Cometa Jacques passará pelo periélio, chegando a uma distância de cerca de 98 milhões de quilômetros do Sol enquanto desliza pelo céu da manhã passando rapidamente pela constelação de Taurus, Auriga e Perseus. Apesar do cometa estar mais longe da Terra do que está hoje, espera-se que ele esteja mais brilhante e mais condensado depois de uma boa passagem pelo Sol.

Jacques-April-May-2014_edited-1-580x384


O C/2014 E2 se juntará a uma grande equipe de cometas que espera-se atinjam um brilho que seja visível a olho nu no final do inverno: C/2012 K! PANSTARRS, C/2013 A1 Siding Spring e o C/2013 V5 Oukaimeden.

Jacques-c2014-E2-580x306


Fonte:

http://www.universetoday.com/111022/comet-jacques-brightens-rapidly-heads-north/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.