Comet Probe: O Pouso de Uma Sonda no Núcleo de Um Cometa (by David A. Hardy)

A superfície do cometa na gravura chamada de Comet Probe (2004) de David A. Hardy parece brilhante devido à luz refletida do Sol (que está sendo eclipsado pela sonda nessa bela ilustração). Em primeiro plano é possível ver os pedaços de rochas sendo ejetados pelo gelo que também são emitidos devido ao calor solar. O cometa tem uma semelhança com o cometa Hartley 2 que foi visitado em Novembro de 2010 pela sonda da NASA Deep Impact. A missão que foi renomeada de EPOXI enviou para Terra imagens espetaculares do cometa Hartley 2 com seus jatos de dióxido de carbono e partículas rochosas que são ejetadas a partir de específicas feições na superfície do cometa.

David A. Hardy tem sido um artista espacial, científico e de ficção científica  por mais de 50 anos. Ele ilustrou e produziu capas para os livros de Patrick Moore e Carl Sagan entre outros. A ilustração acima, Comet Probe, apareceu no livro futures: 50  Years in Sapce de 2004, que Hardy ilustrou e que teve Patrick Moore como coautor.

Fonte:

Planetary Society – Janeiro/Fevereiro de 2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.