fbpx

Começou a Temporada dos Perseidas

Na noite de 3 de Agosto de 2010 um meteoro Perseida, com aproximadamente 1 polegada de diâmetro e se movendo a uma velocidade de 134 000 mph, entrou na atmosfera 70 milhas acima da cidade de Paint Rock no Alabama. A essa tremenda velocidade o meteoro teve uma passagem de 65 milhas de comprimento e finalmente se queimou por completo 56 milhas acima do Lago Macay um pouco a nordeste da cidade de Warrior. O meteoro teve um brilho seis vezes maior do que o planeta Vênus e seria classificado como uma boa de fogo pelos cientistas que estudam meteoros.

O radiante dos Perseidas estava baixo no céu quando o meteoro apareceu – apenas 9.5 graus acima do horizonte. Assim sendo, esse meteoro poderia ser considerado como “Earth Grazer” devido a sua passagem longa e rasa com um ângulo de entrada em relação a atmosfera de 12 graus.

Esse é um começo muito bom para a chuva de meteoros Perseidas, que terá seu pico na madrugada entre 12 e 13 de Agosto de 2010.

Fonte:

http://www.nasa.gov/centers/marshall/news/news/releases/2010/10-103.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .