fbpx

Começando a Preencher o Vazio de Informações no Polo Norte de Mercúrio

Uma das novas campanhas do instrumento MDIS instalado na sonda MESSENGER em órbita de Mercúrio é obter imagens da região polar norte do planeta. Durante a missão primária da sonda MESSENGER, a região polar sul de Mercúrio foi repetidamente imageada e áreas que ficam permanentemente na sombra foram identificadas. Durante a missão estendida da MESSENGER, o instrumento MDIS irá fazer um esforço dedicado para obter imagens repetidamente da superfície localizada perto do polo norte de Mercúrio. A órbita altamente excêntrica da sonda MESSENGER que passa perto da superfície de Mercúrio nas altas latitudes do hemisfério norte, fornece uma oportunidade para que imagens de alta resolução sejam feitas da região polar norte do planeta mais próximo do Sol. A imagem acima já mostra um pequeno resultado desse esforço e está sendo usada já para cobrir uma pequena lacuna de imagens e informações perto do polo norte e que permaneceu sem dados depois da missão primária da sonda MESSENGER.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=845

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.