Começa a Temporada das Nuvens Brilhantes Noturnas (Noctilucentes) no Hemisfério Norte

noctilucent-clouds-solway-firth

observatory_1501054Adrian Strand registrou essas nuvens noctilucentes , ou nuvens de brilho noturno sobre Whitehaven na Inglaterra, na divisa com a Escócia, em 30 de Maio de 2013.

Segundo ele, “…o céu noturno ficou elétrico…”. Essas nuvens só podem ser observadas em locais de altas latitudes, e num determinado período do ano, depois que o Sol está abaixo do horizonte. A estação de observação das nuvens noctilucentes para o Hemisfério Norte normalmente começa nesse período do ano. Adrian disse que essas foram as primeiras que ele observou em 2013.

Essas nuvens são as nuvens mais altas na atmosfera da Terra. Elas são constituídas de cristais de gelo de água e se formam na borda das nuvens mesosféricas polares.

Fonte:

http://earthsky.org/todays-image/noctilucent-cloud-season-is-here-2013

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.