Com Emoção!! Depois de Problema na Telemetria Satélites Lançados Pelo Ariane 5 São Confirmados Na Órbita

Nesse dia 25 de Janeiro de 2018, por volta das 20:30 hora de Brasília, aconteceu o primeiro lançamento do foguete Ariane 5 do ano, levando dois satélites, o SES 14, satélite de telecomunicação que carrega também um instrumento científico da NASA chamado de GOLD e o satélite Al Yah 3.

O lançamento foi perfeito, mas foi depois de subir pelos céus da Guiana Francesa que iria começar a emoção.

A estação de rastreamento do Ariane que fica em Natal no Brasil, não registrou a telemetria do foguete, e até então tudo indicava uma anomalia e que os satélites poderiam estar perdidos.

Porém, posteriormente, foi confirmada a separação com sucesso de ambos os satélites, indicando que eles estavam em órbita e comunicando com os respectivos centros de operação.

Só para lembrar, até segunda ordem é o foguete Ariane 5 que irá lançar o Telescópio Espacial James Webb, entre Março e Junho de 2019. Já imaginou uma emoção dessas no lançamento do James Webb?

Fontes:

https://spaceflightnow.com/2018/01/25/va-241-mission-status-center/

https://www.nasa.gov/feature/arianespace-statement-on-launch-anomaly

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.